Blog da Jaque

21/10/2019

Doença enigmática.
E o que lemos e ouvimos no início de todos artigos e aulas que participamos.
Observo que por mais que alguns estejam atentos a esta doença, muitos ainda a não se deram conta da grandeza e da proporção do mal que ela causa nas mulheres.
Mulheres principalmente no seu período reprodutivo, mas também na adolescência e na pós-menopausa.
Mulheres que precisam parar de trabalhar, entram em depressão, tem dores no corpo, cansaço, fadiga.
Olhando para o futuro observamos que não podemos pensar mais como antes ou pensar em nossas mulheres do passado.
Antigamente, por engravidarem diversas vezes, se mantinham com a doença controlada devido as mudanças hormonais que acabavam diminuindo a evolução desta doença.
Mas como dizer às nossas mulheres e jovens de hoje que engravidar pode ser uma ótima “solução“?
Não existe mais esta conversa, precisamos sim poder manter as mulheres bem para que elas decidam seu melhor momento para engravidar, assim como decidir o número de filhos que desejam.
Também orientando de forma o mais correta e honesta possível, otimizando sua fertilidade futura.
A endometriose é a maior causadora de infertilidade nos dias de hoje.
Bem, então vamos falar sobre os sintomas da endometriose.

• Não é normal a mulher, a jovem ter cólicas intensas no período menstrual.
  • Mulheres na menopausa também tem endometriose, não podemos negligenciá-las.
  • Não é normal ter cólica no meio do ciclo.
  • Não devemos apresentar sangramento de escape todo o mês, nem dor profunda na relação sexual.
  • Desconforto para evacuar e para urinar quando estamos menstruadas, também não deve ocorrer.
  • Sintomas de “Infecção urinária de repetição” apresentando exames sempre negativos.

Claro que nem tudo é Endometriose, mas devemos valorizar e escutar as queixas de nossas pacientes com atenção e procurar respostas.
O que estamos fazendo de fato para melhorar estas mulheres?

anterior ANTERIOR TODAS PRÓXIMA seguinte

Dra. Jaqueline Behrend Dra. Jaqueline Behrend