Implantes Hormonais Tratamento de Patologias Uterinas

Existem implantes para tratamento de patologias uterinas e também para tratamento de transtornos funcionais do ciclo menstrual.

SIU (DIU Hormonal)

Com a redução ou suspenção do fluxo menstrual muitas pacientes acabam ainda por se beneficiar com alívio das cólicas.

A redução do fluxo menstrual é excelente para aquelas pacientes com fluxo intenso e muitas vezes com deficiência de ferro e anemia.

Implantes Subcutâneos

São pequenos tubos estéreis de silicone Silastic, produzidos em Farmácia Magistral. É um medicamento preparado mediante manipulação em farmácia a partir de fórmula constante de prescrição médica.

Farmácia Magistral é uma farmácia de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra atividade equivalente de assistência médica (ANVISA).

As farmácias de manipulação devem possuir protocolo de boas práticas que visam a segurança e a personalização de doses para a necessidade de cada indivíduo.

Facilitadores:

  • Comodidade: longa duração;
  • Mínima intolerância;
  • Controle da medicação utilizada;
  • Necessidade de receita médica para a troca;
  • Facilidade de manipulação das drogas e doses;
  • Individualização as doses;
  • Possibilidade de associar outras vias de administração;
  • Evita primeira passagem hepática.

Tipos Hormonais:

  • Estradiol;
  • Testosterona;
  • Gestrinona;
  • Nomergestrol;
  • Nestorone.

Serão utilizados na quantidade e na combinação conforme a necessidade individual da paciente e conforme necessidade de reequilíbrio hormonal.

Conforme a patologia e o perfil de cada paciente serão indicados individualmente, tanto na quantidade como na associação.

Os tratamentos de muitas Patologias relacionadas as alterações como Miomatose, Pólipos endometriais, Adenomiose, Sangramento Uterinos Anormais, Endometriose podem ser tratadas ou melhoradas com utilização de Implantes Hormonais subcutâneos.

Gestrinona*

Efeito anti-estrogênio e antiprogesterona, tem efeito anabolizante e hemostático, sendo por isso também utilizado no tratamento da anemia.

Sob a forma de implantes a Gestrinona, assim como outros implantes hormonais, oferece a vantagem de não sofrer efeito de primeira passagem e ser liberada lentamente ao longo de um ano, inibindo a ovulação e a menstruação.

Indicações tradicionais na endometriose e na miomatose.

Também utilizada para o tratamento da TPM, da adenomiose, da hipertrofia uterina, da baixa da libido, da perda de massa muscular e da massa óssea, revertendo, quando associada a estrogênio, a osteopenia ao fim de alguns meses.

Os efeitos colaterais da Gestrinona são observados mais nas mulheres jovens e refletem a sua ação androgênica.

A Gestrinona, também associada ao estrogênio, pode ser utilizada em pacientes cuja reposição hormonal na menopausa com estradiol e testosterona está produzindo repetidamente espessamento de endométrio.

Nestorone*

Bloqueia, o pico estrogênico e o pico androgênico, reduzindo assim os níveis elevados dos hormônios na fase ovulatória.

Esse efeito leva ao tratamento de patologias estrogênio-dependentes ou androgênio-dependentes.

Sem causar efeitos climatéricos nas usuárias, como ocorre com os análogos (agonistas e antagonistas do LHRH), provoca regressão de endometriomas e miomas.

* Fonte: site ELMECO Implantes Hormonais.

Dra. Jaqueline Behrend Dra. Jaqueline Behrend

Blog da Jaque

Notícias Saiba Mais